ORGÂNICOS, AFINAL É TÃO CARO ASSIM?

Muitas pessoas questionam a questão dos valores dos orgânicos na hora de inseri-los em suas rotinas, mas afinal comer alimentos orgânicos é tão caro assim?

Pensando pelo lado da prevenção não é caro não. Afinal prevenir uma doença é muito mais barato que trata-la e nós sempre reforçamos essa tese.Conheça os alimentos com mais agrotóxicos segundo a Anvisa.

Para entender o porquê dos orgânicos terem um valor mais alto do que os alimentos da agricultura convencional nós temos que entender o que envolve o macro na produção de orgânicos, ou seja, entender como é feita a produção até a sua comercialização.

ENTENDA MELHOR…

Produzir alimentos orgânicos é um desafio para as cooperativas de agricultura familiar, pois necessita muita criatividade e pesquisa para continuar operando de forma econômica. Por depender essencialmente de capinas manuais e de controles de pragas e doenças alternativas, a produção orgânica exige um grande volume de mão de obra.

Além disso, o maior custo de adubos, o menor volume transportado, a menor escala de produção, e a menor durabilidade dos produtos torna o produto final ainda mais caro. E ainda precisamos também considerar as variações climáticas que influenciam e muito na produção destes alimentos, semana passada por exemplo tivemos um volume altíssimo de chuva no RS e isso prejudicou muito a produção destes agricultores e os prejuízos que eles têm são grandes :/ então com todas estas questões que envolvem a produção dos orgânicos acaba impactando no preço final.

Nós precisamos entender que o alimento orgânico que vai para a sua casa foi plantado e cultivado manualmente e que sim é um produto artesanal e sabemos que todos os produtos artesanais têm um valor maior por serem feitos a mão e com uma escala de produção menor.

Se você tiver a chance de conversar com algum produtor de alimentos orgânicos, verá que nenhum deles considera a tarefa fácil, mas muito desafiadora. Dependendo da praga que começa a atacar o campo, o agricultor pode perder todo o trabalho de um ano. Clique aqui e conheça nossos amigos agricultores 🙂

Entender tudo o que engloba a produção de um alimento limpo, como ele é produzido, quem o produz e como ele impacta na sociedade e também no meio ambiente facilita na sua escolha de investir um pouco mais para ter mais saúde no seu prato.

 

Nós da FRESH Orgânicos ficamos muito felizes em contribuir para o crescimento do mercado de orgânicos que a cada dia ganha ainda mais adeptos e que com certeza não é moda e sim uma tendência de consumo que veio para ficar.

Nossa dica: vá um dia em uma feira orgânica e conheça os agricultores, fale com eles e veja como é especial o trabalho deles e de suas famílias. Você vai perceber como é bom conhecer as pessoas que produzem a sua comida de forma honesta e limpa.

Mas se você não tiver tempo de ir não tem problema, pode contar conosco para sermos a ponte entre você e o pequeno agricultor conheça a nossa loja online 🙂 e qualquer dúvida a respeito do mundo dos orgânicos pode nos procurar que com certeza será um prazer em responde-las ?

GO green \o/

Até a próxima 🙂

Danieli Schumann

CEO FRESH ORGÂNICOS

Deixe uma resposta